Aula Magna do PPGF 2019.2

Convidamos a Comunidade Universitária da UFBA para a Aula Magna do Semestre 2019.2 do Programa de Pós-graduação de Filosofia da UFBA

Título: História e Filosofia das Ciências: Aproximações e Problemas.
Conferencista: Prof. Dr. Olival Freire Jr. (Instituto de Física da UFBA e pesquisador do CNPq)

Dia: 21 de agosto de 2019
Local: Auditório do Pavilhão Raul Seixas, FFCH, Federação
Informações: secretariappgf@ufba.br

O Prof. Olival Freire Junior é Licenciado e Bacharel em Fisica pela UFBa, Mestre em Ensino de Física e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, Professor Titular da Universidade Federal da Bahia e Pesquisador 1-C do CNPq na área de História da Ciência. Pesquisa em história da teoria quântica, história da física no Brasil e usos da história e filosofia da ciência no ensino de ciências. Realizou estágios de pesquisa pós-doutoral nas universidades Paris 7, Harvard, MIT e Maryland e no American Institute of Physics. Em 2004 recebeu uma Senior Fellowship do Dibner Institute for the History of Science and Technology, MIT, EUA. Em 2011 foi agraciado com o Prêmio Jabuti pela obra Teoria quântica: estudos históricos e implicações culturais (co-editado com Osvaldo Pessoa e J.L. Bromberg). Publicou 77 artigos em periódicos especializados, 3 livros, 5 coletâneas e 50 capítulos de livros. Dentre os livros publicados está The Quantum Dissidents - Rebuilding the Foundations of Quantum Mechanics 1950-1990. Foi presidente da Commission on the History of Physics - Division of History of Science and Technology (2013-2017) e um dos criadores e primeiro coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (M/D, UFBA-UEFS, Conceito 5 CAPES). Integra o Conselho da History of Science Society (EUA) no período 2018-2020. Orientou 12 teses de doutoramento e 20 dissertações de mestrado. É o Pró-Reitor de Pesquisa, Criação e Inovação da UFBA (2014-2018, 2019-). O Prof. Olival Freire é Professor do corpo permanente do Programa de Pós-graduação de Filosofia da UFBA.